segunda-feira, 1 de agosto de 2016

Pedra sobre pedras



É assim mesmo “Vamos pra frente que para trás não dá mais” refrão da música de Raimundo Fagner na Novela Pedra Sobre Pedra exibida pela TV Globo em 1992. Para frente bons projetos podem ser realizados, a exemplo do uso e o reaproveitamento do que poderia se tornar aterro. Boas práticas dão resultado e consistem em melhorar a qualidade de vida em uma cidade.       


Diversos materiais especialmente paralelepípedos, lajotas e meios fios foram retirados das ruas da cidade. Grande parte foi transportada e depositada em um espaço no Parque da Maçã.  Muitos questionamentos surgiram com a montanha de materiais que a população apontou como desperdício. Praticar o reaproveitamento é sem dúvidas o melhor caminho. 


Nossa reportagem procurou a Secretaria do Planejamento onde foi apresentado um projeto de lei onde consta a realização de convênio com associação de moradores. Uma das ruas que deverá receber este tipo de material é a Rua Frei Henrique de Coimbra, no bairro Jardim Caiçara. Em comum estão a administração municipal e a associação de moradores, que não tem fins lucrativos com estatuto registrado para viabilizar a celebração de convênios. 


O município fica obrigado a prestar serviços de terraplenagem, nivelamento e preparo da rede pluvial com tubulação com disponibilização de profissionais e maquinário. De outro lado, a organização dos moradores contratará uma empreiteira para desenvolver a mão de obra por completo usando os materiais à disposição para a pavimentação. Cogitam-se parcerias com organizações de moradores de outros pontos da cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário